É retirado fotos do sorriso do paciente e feito um planejamento digital, onde se pode saber quais as medidas ideais que cada dente deve ter. Depois disso é escolhido, juntamente com o paciente, um tamanho e formato de dentes naturais, realizando então um mockup, lentes provisórias que são colocadas em boca podendo assim visualizar o resultado. Com o mockup aprovado é feito o escaneamento e produção das lentes de porcelana através do CAD/CAM.
Quem usa lentes dentais pode levar uma vida normal e se alimentar sem qualquer restrição. A manutenção e higiene são iguais aos dos dentes naturais, o paciente deverá escovar e passar o fio dental normalmente, comparecendo às consultas odontológicas periódicas.
Quando cimentadas aos dentes naturais, as lentes formam uma camada sólida, forte e duradoura, chamada de "bloco único", sendo praticamente impossível quebrar ou soltar alguma lente. Por serem confeccionadas em porcelana se mantém sem alteração de cor e forma.
O scanner bucal (CAD) copia o dente, passando do real para o virtual, os dados são processados e a partir das imagens tridimensionais obtidas faz-se o desenho do dente no computador por um CAD Design, podendo prever com precisão os ajustes de mordida e oclusão. Após este processo, a fresadora (CAM) esculpe em um bloco de porcelana o dente desenhado, levando em média 8 minutos na fabricação.